terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A maior surpresa de todas

Já há muito tempo que não era surpreendido por um jogador como o fui no Restelo. Victor Lindelof alegrou o meu dia e fez-me crer que afinal temos um central de nível mundial. Para quem pense que posso estar a cair sem querer no exagero, desengane-se. O exagero é propositado e creio que adequado.
Lindelof erra em alguns lances, e continuará a errar, mas os princípios que regem as suas decisões estão a um nível que poucos conseguem atingir, muito menos os centrais com 21 anos.

Sem bola
Bola no meio-campo ofensivo do Benfica recuperada pelo Belenenses e Lindelof imediatamente a controlar a profundidade; bola coberta e Lindelof a subir e a mandar subir. Bola perto da grande área contrária e Lindelof era o único defesa do SLB que reagia ao que se passava no outro lado - bola muito longe? Nem pensar, esteja a bola onde estiver podemos adequar o nosso posicionamento. Concentração a um nível TOP!
Contenção e cobertura muito próximas da perfeição e sempre a ter noção do contexto (subir, descer, pressionar, recuar, atacar a bola...).

Entrada para a 2ªparte
Após o intervalo é normal os jogadores começarem a ativar os músculos para o início da partida; enquanto os colegas estavam na amena cavaqueira, Lindelof ativava os músculos com uma intensidade demonstrativa do seu querer e concentração. Era o único! Objetivo para além do muscular: aumentar os índices de concentração.

Com bola
Com bola foi o que mais me surpreendeu no central sueco: risco zero em tudo o que faz, sem oponente progride para fixar e soltar, com oponente solta em quem está só ou joga na cobertura quando está apertado. Para além disto aponta o caminho para os colegas mandando-os avançar ou recuar consoante o seu posicionamento. Exemplo disto é o golo contra o FCP (a partir do minuto 3:22 no vídeo em baixo)



No golo contra o Paços, Lindelof poderá ser para muitos o principal culpado (vídeo em baixo)

http://videos.sapo.pt/N7Fges5bvPSkz931CuoA

Para mim, podendo ter feito melhor, Lindelof fez num primeiro momento o que me parece adequado: impede a progressão do adversário para a baliza e fica à espera que surja nova contenção de um colega quando Jota progride paralelamente à linha final. Essa contenção não surge e Jota faz um espetacular remate que dá golo. Nem sempre o que parece ser a melhor atitude produz os melhores resultados, mas são estes (bons) comportamentos que farão atingir a médio prazo os melhores resultados.

Lindelof é de longe, neste momento, o melhor central do Sport Lisboa e Benfica e só alguém muito burro o impedirá de continuar a sua progressão a titular. Aliás, é o único central (Luisão incluído) que sabe o que fazer com bola, o que numa equipa como o Benfica faz toda a diferença.
Perder o lugar para Lisandro López não seria só estúpido, seria mais do que inacreditável... Lindelof é, em todos os aspetos mais importantes, muito superior a Lisandro. Resta-nos aguardar, que também nisto Rui Vitória consiga tomar a decisão certa.

3 comentários:

  1. Agora só falta uma análise ao Samaris para desmistificar muito do que se lê na blogosfera...com imagens seria ainda melhor. Abraço campeão

    ResponderExcluir
  2. Como disse na entrevista, o Benfica é uma escola incrível e tudo o que ele faz aprendeu na sua formação desde que chegou. Assim como os outros que lá estão.
    Há uns que aprendem mais depressa, outros que aprendem mais devagar, como há sempre aqueles que nunca aprendem. Mas quando a semente é boa não há engano. É um bom aluno e por isso está a tornar-se um belo jogador. Haverá outros a seguir com atenção!

    ResponderExcluir
  3. 100% de acordo mas duvido que o Rui Vitoria pense o mesmo do que tu. Vai bastar chegar o Lisandro e bye bye Lindelof. O meu medo é desperdiçarmos um jogador destes e ele naturalmente procurar outro destino. Deus queira que me engane!

    A forma como com bola procura desposicionar o adversário, como conduz quando não há contenção, como fez contra o zenit em que foi até à linha de fundo cruzar com uma situação vantajosa para a equipa em zonas de finalização!!

    Fiquei encantado com a maturidade deste jovem central!

    Discordo do 11 feito no post anterior, acho q a dupla que melhor pode servir atualmente os interesses do Benfica, admitindo que nao haviam lesões seria Jardel e Lindelof, porque estes permitem que a equipa defenda mais alto pela velocidade que têm e sabem os dois muito bem o que é defender bem, tornando o campo mais pequeno para quem ataca.

    ResponderExcluir