sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Ah e tal não cabe...

Mito
Há um mito que vem sendo propalado ao longo dos tempos e que era comummente aceite há uns anos e que hoje é facilmente desmistificado: "o jogador X não cabe neste modelo de jogo". Se tivermos como premissa que o jogador X é um bom jogador (ou seja, um jogador inteligente) então esta frase não faz o menor sentido. Tenha sido isto provado por Lahm's, Pirlo's, Iniesta's ou mesmo Messi's, a realidade é que um bom jogador joga onde tiver que jogar, pois um jogador inteligente joga o que o jogo lhe dá. A sustentar isto, temos que os princípios defensivos e ofensivos são os mesmos para qualquer posição de campo. Se assim o é, então um jogador inteligente joga "o que o jogo lhe dá" com as funções que o treinador lhe exigir.

Inteligência e bola
Claro que há posições onde um dado jogador rende mais. Quanto mais inteligente - melhor jogador - renderá tanto mais, quantas as vezes que toque na bola. E a bola está na maior parte das vezes no meio. Já um burro com palas e habilidades de circo pode facilmente ser encostado a uma ala que ainda passará para grande parte dos adeptos como um grande jogador - vide Quaresma. Coloquem-no no meio e vai ser o fartote para os adversários...
Esta foi uma das premissas porque aquando da saída de Witsel defendi que tínhamos um jogador no plantel capaz de colmatar essa falha: Enzo Pérez. Porque a inteligência abunda neste jogador e trazê-lo para o meio iria apenas mostrar ainda mais as suas qualidades.

E vais falar de que jogador do Benfica?
Muitos de vocês já terão percebido qual o jogador do Benfica que vou falar em seguida. É aquele jogador que para muitos "não encaixa neste esquema tático" apesar de estarmos "apenas" a falar do jogador mais inteligente a atuar no campeonato português e "deste" esquema tático ser o mesmo do ano passado e que curiosamente lhe permitiu ter a melhor média de golos/jogo do campeonato. Se Jonas não cabe neste Benfica, então ganharemos a Champions facilmente!

A posição é então indiferente?
Claro que não! No caso de Jonas, rende mais atrás de um avançado do que sendo ele esse avançado. Porquê? Porque Jonas segue a regra dos jogadores inteligentes, rendendo tanto mais quanto mais vezes tocar na bola. E pasme-se, rende mais dentro de campo do que no banco! Deixar Jonas no banco por opção sistemática e não pontual é um crime lesa-futebol! Então mas pontualmente Jonas já pode ir para o banco? Claro! Porque está cansado ou porque simplesmente queremos jogar um jogo direto onde Jonas não tocará na bola, sendo que para este caso aceito que esteja no banco para entrar fresco numa altura em que o jogo esteja mais partido e possa fazer a diferença nas transições.

E para logo à noite?
Ganharemos pois claro!! Mas e quanto ao Jonas? Deixá-lo no banco contra a Académica seria "só" estúpido... ah e tal vou guardar os foguetes que acabei de comprar para a passagem de ano do próximo ano porque tenho medo que este ano façam muito barulho...

5 comentários:

  1. Uma vez inventei uma teoria para o Xavi. Imaginemos que eu era o treinador do Xavi e que estávamos a dar a equipa para entrar no aquecimento.

    - Como é, Xavi, como te sentes?

    - Muito bem, Edson, pronto para jogar.

    - Ok. Vais ser titular.

    É isto. Sempre. Está em condições? Lá pra dentro!

    Também se aplica ao Jonas, especialmente no Benfica e em qualquer equipa portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para esse deveria ser mais deste estilo:

      - como te sentes Xavi?:

      - "epa esta pena direita com gesso até à anca incomoda"

      - só tens uma perna com gesso? Vais ser titular.

      Com Jonas deveria ser a mesma coisa...

      Gonçalo Mano

      Excluir
  2. Renato é quase sempre o primeiro a fazer contenção...
    ...Nico em queda livre...(valha a Champions...)

    ResponderExcluir
  3. Tirem os 2 penalties que marcou. E dito isto, jogou tanto e tanto... fds só não vê quem não quer...

    ResponderExcluir
  4. Bruno, e a novidade dos 2 médios baixos na organização ofensiva? Que na 2@ parte se modificou com o Renato entre linhas.
    Será que vamos ter mais surpresas ao longo da época?

    ResponderExcluir