quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Análise Atlético Madrid - SLBenfica

Uma excelente vitória e que coloca o Benfica em ótimas condições de passar a fase de grupos e, quem sabe, de ficar em 1º lugar (isso sim seria ótimo pois aumentaria em muito as hipóteses de chegar aos quartos-de-final).

Começa bem o Atlético de Madrid e o Benfica a conseguir manter uma boa estabilidade defensiva mas com o mesmo pecado mortal de sempre: falta de contenção na bola.
Tirando isso, alinhamentos, concentração na zona da bola, linhas juntas, compensações, basculação defensiva, tudo muito melhor do que em jogos anteriores.
No lance do golo, falha de Jardel, mas que perante o que veio trazer à equipa é desculpável. Tirando este lance fez um ótimo jogo, tal como tem feito nos anteriores.


Logo a seguir ao golo seguiram-se momentos de sufoco provocados pelas Ganas dos Simeonezinhos, onde o Benfica esteve muito bem, tirando o mesmo de sempre...



Estes lances aconteceram sempre mais por mérito do Atlético do que demérito do Benfica, o que até há uns jogos atrás não se verificava. Muitas melhorias portanto na equipa do Benfica, tal como se pode verificar pelo facto de apenas ter havido um lance de perigo do Atlético em toda a 2ª parte (aqui Simeone praticou o jogo que RV queria - cruzamentos até à morte - e onde Jardel e Luisão são Senhores)


Mérito muito grande para RV no conseguir que a equipa acreditasse desde o 1º minuto e mesmo quando estava em desvantagem. Muito mérito também quando percebeu que Gaitan tinha que defender e o obrigou a recuar (digo eu, pois a partir do 1-1 Gaitan esteve muito melhor defensivamente). Excelente visão ao aguentar Jonas em campo até este não poder mais (fds és tão bom Jonas!!!) e Gonçalo Guedes que cumpre defensivamente como nenhum outro e ainda tem pulmão para avançar.

Podemos então assumir que o Benfica está muito melhor e em condições de lutar claramente pelo título?
A primeira sim, a segunda ainda não. Claro que acredito, mas se até com o Camacho eu acreditava porque é que não haveria de acreditar agora :)

Este não foi (nem nunca seria) o jogo que me permitiria ver isso. O Benfica neste jogo jogou essencialmente dois momentos. A defesa organizada (1) e a transição defesa-ataque (2). Estes são dois momentos onde Rui Vitória é razoável (1) e bastante bom (2) mas que na maior parte dos jogos da Liga Portuguesa não vão acontecer, pois aí, apenas jogaremos o ataque organizado e as transições ataque-defesa -> os dois momentos mais difíceis quanto a mim. E esses são, pelo que pude ver, os dois piores momentos de RV.
O jogo do Dragão é também ele uma prova que RV não se irá dar muito mal a jogar contra equipas grandes...um golo tardio e poucas oportunidades para o FCP mostram isso mesmo -> mais uma vez chamado a jogar os momentos (1) e (2).

TRANSIÇÃO ATAQUE-DEFESA
A chegada de Jardel foi um marco para a equipa pois só aí poderíamos começar a analisar a sério a transição ataque-defesa - pois com Lisandro era tudo mau demais. Pois bem, desde que Jardel veio ainda não tive oportunidade de fazer essa análise (Belenenses sofreu um golo aos 5' e Paços não pude ver o jogo), mas claro que sei que pelos menos uns bons degraus subiu de certeza, mas isso deve-se à diferença de qualidade dos intervenientes e não ao trabalho do treinador. E se for só por aí, não chega.

ATAQUE ORGANIZADO
Os jogos em casa têm sido resolvidos por cruzamentos, Jonas ou Gaitan - quando digo resolvidos refiro-me aos primeiros golos. Como as avé-marias e a inspiração individual não são duas medidas que me permitem avaliar o nível do ataque organizado, até agora também ainda não consegui melhorar muito a opinião que tinha (boas linhas de passe até ao último terço, aí é cada um por si ou fé nas avé-marias).


15 comentários:

  1. Não sei se concordo muito quando dizes que os desalinhamentos diminuíram... Mas a falta de contenção? Epá que nervos! No lance da segunda-parte que colocaste a imagem qual é a dúvida de quem está dentro de campo? É que se não houver contenção o adversário executa quando e como quiser. É demais, não pode ser.

    Deixas uma dica para o Eliseu, mesmo sem o citar... Mas isso parece-me uma injustiça. O rapaz tem estado muito bem, sobretudo com bola, e a defender não tem dado problemas. Joga curto, combina com os colegas, decide muitas vezes bem e ainda joga longo ou cruza quando tem hipótese.

    E, para além do Guedes (ontem fez um bom jogo também a atacar, mas precisa de melhorar muito com bola), tenho de falar do Nelson Semedo. Ontem gostei bastante do jogo dele, começa a mostrar segurança a defender (há abébias que não são apenas culpa sua), joga com calma e tem uma condução de bola espectacular!

    A equipa deveria criar melhores condições para ele aparecer no último terço de frente para o jogo. Até porque quebra linhas com muita facilidade. Acho que o Eliseu tem arriscado mais e ainda não percebi se é apenas perfil ou se é um padrão aconselhado pelo treinador.

    O Samaris é excelente.

    ResponderExcluir
  2. e o Semedo a posicionar-se? Com o professor Luisão ao lado dele?
    Jogamos mal na transição ofensiva depois do golo.
    Acho que é a equipa que ensina mais ao treinador do que ao contrário (ex. Controlo da profundidade).
    Estamos vivos!

    ResponderExcluir
  3. Edson,
    Epá eu acho que os desalinhamentos diminuiram e muito!! Antes NUNCA estavam alinhados, agora já estão alguns, algumas vezes (Jardel e Luisão pelo menos lol).
    Nélson Semedo é top a atacar e Guedes é top a defender...tu queres ver :P
    Quanto ao Samaris é simplesmente TOP!!! Passou a sê-lo desde q percebeu o q é q o outro queria de um nº6... Jiménez não sei que ainda não vi o suficiente.

    Quem,
    O Semedo está sem dúvida muito melhor a defender mas ainda tem TANTO para levar na cabeça!
    "A equipa que ensina mais ao treinador do que ao contrário" -> ... sei lá eu... mas sim, há coisas q notas q o Jardel e o Luisão fazem porque "pensam"...
    E o FCP contra o Belém?? Tão fracooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!! O SCP só vi prai 10 minutos mas pareceu-me bastante melhor q o FCP.
    Mas sim, assim até nós podemos ser campeões mesmo com o RV :)

    ResponderExcluir
  4. Só vi o porto contra o Belém e lembrei-me de imediato do controlo da profundidade cada vez que o brahimi avançava para cima do defesa direito, que recuava, recuava, recuava, sempre na direcção da linha da baliza! Podia ser que a rede da baliza o parasse!

    ResponderExcluir
  5. Antes ir recuando do q ir à queima... ir lá alguém ajudar é q tb está quieto... Belém tem tanta qualidade individual para aquilo q joga... e o FCP vai de mal a pior...coletivamente são quase 0... aquilo vive na base dos fogachos individuais...
    Atrevo-me a dizer q ontem o FCP jogou tanto como Benfica...

    ResponderExcluir
  6. Então... Os desalinhamentos diminuiram e muito???

    Foda-se não me lixes. O que aconteceu é que o Atlético é uma equipa ainda mais parva do que o Benfica (só que tem a riqueza de ter jogadores de muita qualidade).

    Repito o que disse antes: o Benfica é um desastre em andamento. Madrid foi apenas uma leitaria danada. Sorry.

    ResponderExcluir
  7. Yap, diminuíram e muito! Consegues ter 2 jogadores (Luisão e Jardel) e às vezes 3 alinhados! Antes não tinhas nem 2! Isso não invalida q o q aconteceu em Madrid foi sorte e o "tipo de jogo" onde o RV poderá ter + sucesso (vide Vitória SC).
    Sabes porque é que é pior do que um desastre em andamento? Porque provavelmente, a nível interno, neste momento se pensa que a culpa é dos jogadores. Para o ano gastas fortunas e continuas com o RV - já disse anteriormente que acho que é isso que vai acontecer. pior do q teres um acidente é não conseguires perceber q não era a estrada q estava em mau estado, tu é q estavas podre de bêbado...

    ResponderExcluir
  8. É precisamente isso que me assusta. Isso e a desconfiança que o critério para substituir RV (seja lá quando for) será o mesmo que justificou a sua contratação!

    ResponderExcluir
  9. Acho difícil que a tese do "vamos gastar uma fortuna para o ano" acontecer. Em primeiro lugar porque os responsáveis já anunciaram o plano financeiro a 4/5 anos. Em segundo lugar porque não vamos à Champions. Só por isso, também acho que o RV sai no final do ano.

    ResponderExcluir
  10. ... Entretanto, parabéns pelo novo sócio...

    ResponderExcluir
  11. Cosimo,
    O critério para escolha do Rui Vitória foi simples: queremos um treinador que aposte em jovens e q consiga estar na luta pelo título - considerando q Flopetegui se mantinha no FCP e o SCP teria q ir para um treinador de 2ª. Quando se dá a traição de Judas, o SLB tenta emendar a mão e caso não tivessem sido barris de dinheiro a levar um certo Xôr Bitor para a Turquia, teria sido esse mesmo senhor a aposta do nosso presidente. Como não deu, voltou atrás e aceitou o q já havia acordado com o Rui Vitória. Portanto o critério até nem estava muito errado...

    Quem,
    Achas difícil? Eu não. Passo a ante-citar
    "Se apoiámos um treinador q não ganhou o campeonato 3 anos seguidos e chegou mesmo a perder tudo nos últimos jogos porque é q não havíamos de apoiar um q fez a melhor prestação da Champions desde há largos anos para cá? No q diz respeito ao plantel, penitenciamo-nos por n termos conseguido oferecer o q pretendíamos no início da época, mas no q à gestão diz respeito este ano será diferente e daremos condições a Rui Vitória para sermos campeões! E vamos querer ser tricampeões a contar a partir de agora!!!"

    Obrigado, a Maria vem a caminho ainda :)

    ResponderExcluir
  12. Bruno,
    Desconhecia que o VP tinha sido hipótese e se por um lado isso me deixa satisfeito, por outro deixa-me preocupado.
    Tu percebes muito mais que eu disto mas parece-me evidente que VP e RV são treinadores de perfil completamente distinto. E de competência então...
    Aceito perfeitamente a aposta na formação. E aceito porque vendo jogar João Carvalho ou José Gomes (entre outros) se percebe a tremenda qualidade que existe no Seixal.
    Daí a contratar um treinador "porque aposta em jovens" vai uma grande distância.
    A escolha do treinador é a escolha mais importante de uma estrutura de futebol e, como tal, o principal critério deverá ser a competência no treino.
    Faz sentido apostar em jovens no contexto em que RV os coloca?
    Que ferramentas tem hoje Nélson Semedo que não tinha há 5 meses?
    Jogou no Calderón e no Dragão. É importante. Mas e do seu treinador? O que recebeu?
    É hoje um defesa-direito mais competente?

    Repito. Não entendo o critério da escolha de RV. O Guimarães não se distinguia em nada.
    Nunca vi comportamentos de excelência em momento algum no jogo do Vitória.
    O que via no Vitória é o que hoje vejo no Benfica e isso é manifestamente pobre.
    O meu medo é que mesmo saindo RV venha outro com o mesmo "perfil".
    Mas agora que me dizes que VP esteve na calha fico mais animado.

    ResponderExcluir
  13. Cosimo,
    Caso se decidisse prescindir do RV, e seguir noutro rumo, a dúvida era entre o Vítor Pereira e o Paulo Bento. Achas mesmo que eles perceberam alguma coisa?
    Para ontem: VP ou PS. Mas nem para a próxima época, por isso resta-me continuar a ir ao estádio apoiar e depois dos 90' analisar o q vir...

    ResponderExcluir
  14. Não concordo...

    Ainda no domingo os desalinhamentos foram evidentes e em várias fases do jogo. E, claro, a forma como o Benfica pressiona é anedótica. Às vezes parto-me a rir. O Vitórias nem sequer sabe o que é uma contenção, quanto mais dar ferramentas aos atletas para fazerem uma linha defensiva competente.

    E depois a atacar é tudo old school - bombas lá pra cima, parece que estamos em Benghazi. O ponta-de-lança não toca na bola em nenhuma ocasião. Não participa em nada. Foda-se, é patético. Patético. É que nem o Kikas Flores é tão mau.

    A única razão de eventualmente se ter pensado no VP era mesmo só para fazer pirraça. E porque todos viram - mesmo aqueles que não percebem um queijo de futebol - que o homem entende disto e que deu uma luta danada ao JJ.

    Gostaria muito de ver o VP no Benfica, mas neste momento até o Paulo Fonseca me faria ir às lágrimas! O que não falta por aí são treinadores com valor. É preciso é saber escolhê-los e reconhecer que, sem um treinador em condições, não há mais nada que valha a pena fazer.

    Pode ser a melhor organização do mundo - mas com Vitórias não há nada a fazer.

    ResponderExcluir