sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Análise SportingCP-SLBenfica

Há dois conceitos que importa esclarecer:
- controlo do jogo: impedir que o adversário crie oportunidades de golo.
- dominar o jogo: conseguir criar oportunidades de golo.

O Benfica avança para o jogo para um 11 que lhe permitisse tentar controlar as operações. Samaris a tentar construir para Ola John, Sálvio, Lima e Jonas desequilibrarem. A nível ofensivo este foi um dos piores jogos que o Benfica fez esta época. Ola John, Sálvio e Lima desinspiradíssimos foram incapazes de desequilibrar a defesa do Sporting.
Com 6 e 7 pontos de vantagem para o 2º e 3º classificados, obviamente que a estratégia passaria por primeiro não sofrer golos e segundo tentar marcar - à semelhança do Dragão.
O Benfica entrou muito melhor no jogo, cabendo a Ola John perder 3 ou 4 bolas perfeitamente parvas. Durou apenas 15 minutos e a partir daí o Sporting assumiu o ascendente no jogo. O Benfica continuou a controlar.
Sempre que o Benfica tentava sair a jogar, Eliseu, Ola John, André Almeida ou Sálvio encarregavam-se de perder a bola. Eliseu fez para mim o pior jogo deste ano.
O Benfica controlou o jogo, o Sporting nunca o dominou. Tirando os lances dos golos, há apenas duas (meias) oportunidades de golo para o Sporting com Artur a defender um cabeceamento de Carrilo antes da marca de penalty e outra a desviar com a mão um cruzamento junto à sua baliza e uma oportunidade para o Benfica com Jonas a aparecer na cara de Patrício e a optar por passar a bola em vez de rematar (lance que demonstra o péssimo controlo da profundidade da defesa do Sporting que já aqui tinha sido falado e que poderia ter sido aproveitado mais vezes). Muito pouco para uma equipa que no final diz que merecia ter goleado e que o Benfica parecia o Penafiel. Fico muito contente que o Benfica tenha parecido o Penafiel pois, se assim for, é sinal que o Sporting nem contra o Penafiel consegue criar uma única oportunidade de golo clara. E é por isso que têm perdido tantos pontos no campeonato...
Quanto ao golo do Benfica, claro que é muita sorte marcar um golo aos 93 minutos. Muito muito muito azar é esse golo dar o campeonato à outra equipa. No domingo não foi esse o caso por isso parem de chorar que sinceramente já irrita. Já marcar um golo aos 87 após um corte no meio-campo de um jogador adversário que isola o nosso é tudo menos sorte, certo? 0 oportunidades claras de golo é a minha resposta.
O Sporting está muito melhor, tem vindo a crescer, tem jogadores ofensivos com muita qualidade (principalmente no corredor central + Nani) e apesar do reduzido orçamento aproxima-se dos rivais. Por demérito do FCP e por razias no plantel do SLB. Agora é preciso atingir a próxima fase: a fase em que se consegue criar várias oportunidades de golo contra equipas que defendem bem.
O Benfica tem que continuar a ganhar aos pequenos. Neste momento não há plantel para grandes brilhos contra FCP e SCP e a vantagem pontual permite que se encarem os jogos com o pragmatismo necessário. Depois é esperar que Ruben recupere totalmente, e que Cristante, Guedes e companhia comecem a perceber as dinâmicas da equipa e cresçam tanto como Samaris conseguiu. O grego vai ser topo. Muito mais um Matic do que um Javi ao contrário do que ouço dizer...
Quanto ao FCP, com um plantel daqueles dar menos de 5-0 em todos os jogos é pouco, logo o balanço até agora não pode ser muito positivo.

Uma última nota para os dotes futuristas que os adeptos do Sporting souberam apresentar quando enunciaram o nome do Penafiel. Relembrem esta equipa e no final vão perceber que viram muito mais à frente. É na 32ª que será o 34º. Assim o espero.


Um comentário: