terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Enzo e o ritmo do tango

A venda anunciada de Enzo já tinha mais de 1 ano e meio, no entanto, apenas agora se efetivou. Prestes a completar 29 anos, e tendo em conta que foi vendido por 25M€ limpos (valores do agente e ao clube formador foram pagos pelo Valência) + 5M€ pendentes (prestações) é para mim claro que financeiramente foi um negócio bastante bom para o Benfica. Desportivamente tal perda será fácil de avaliar: se o Benfica for campeão, foi uma ótima venda, se não for, terá sido uma péssima venda.

Se o Benfica não for campeão terá sido porque vendeu Enzo? Para mim, claro que sim. Enzo tem características ímpares que fazem dele um jogador que neste momento seria titular em quase todas as equipas mundiais. Enzo tem um nível de tomada de decisão elevadíssimo e isso faz dele o jogador que é.

Enzo sabe gerir os ritmos, sabe proteger a bola como poucos, sabe fazer passes que queimam linhas, sabe posicionar-se defensivamente no sítio certo, consegue verticalizar o jogo através do drible de uma forma brutal... e isto para já não falar na entrega que apresenta em todos os jogos. Enzo é o cérebro do treinador dentro de campo. É o jogador que consegue perceber e executar o ritmo do tango que a equipa precisa.

Por uma questão de entendimento tático e de leitura de jogo, o substituto natural, quanto a mim, seria Ruben Amorim. Uma vez que Ruben está lesionado, tal papel terá que ser feito por Pizzi.
Pizzi não tem ainda a intensidade nem o conhecimento tático de Enzo e estes serão os principais gaps a colmatar. A intensidade depende do jogador, o conhecimento tático de JJ. A segunda creio que irá acontecer mais mês menos mês, a primeira demorará mais tempo, mas também creio que vá acabar por acontecer.

Se o Benfica for campeão, até final do ano creio que muitos irão dizer que Pizzi até fez mais na 2ª metade do que o Enzo na 1ª metade (porque já não queria cá estar, estava-se a poupar, etc.). Apesar disso ser um bom sinal, não me parece que essas pessoas tenham razão. Este Enzo foi o mesmo do ano passado em tudo o que fazia. Apenas mudou a relação que tinha com o pivot defensivo que este ano precisava muito mais da sua ajuda do que o ano passado. Há quem não perceba isto e há quem não queira perceber.

Aproveito para lançar um outro nome: Fariña. Do pouco que vi do jogador deixou-me com água na boca, mas confesso que posso estar redondamente enganado pois vi mesmo muito pouco. Mas do que vi, sim, pode ser um Enzo...

Obrigado por tudo Enzo, sei que és e sempre serás um dos nossos! Em Maio a gente convida-te para vires festejar o título pois em Valência vais aprender que títulos não se ganham em todos os clubes. Para além disto, tenho a certeza que perceberás que Jesus e o Espírito Santo serem a mesma "coisa" não é algo que se aplique no futebol.

2 comentários:

  1. Gostei. São destas reflexões que o Benfica precisa. Bom Ano!

    ResponderExcluir
  2. Superior Norte em Guimarães?
    Troca aí info para eu poder oferecer a jola!

    ResponderExcluir