segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Resultado das previsões

Há três semanas fiz três previsões:

1 - Portugal vai ganhar na Dinamarca.
2 - Se jogarem os “onzes” normais, o Sporting será eliminado da Taça de Portugal pelo FCP.  Bruno de Carvalho disse que esperava não sair morto do dragão: errou, vai sair morto pelo menos para esta competição; menos uma para não sobrecarregar o calendário.
3 - Daqui a três jornadas haverá pelo menos um candidato ao título que terá reforçado ou reduzido em muito as suas possibilidades de ganhar o campeonato (nessa altura explicarei quem é o quê).


Quanto à primeira previsão, acertei. Não é que Portugal não tivesse podido empatar o jogo, mas com esta previsão o que eu queria dizer era que iria existir uma melhoria substancial na qualidade de jogo da Seleção Nacional. E, como não considero a Dinamarca assim tão forte, achei que teríamos muitas possibilidades de discutir o jogo. Confesso que inicialmente havia escrito "Portugal vai pontuar na Dinamarca", mas depois decidi arriscar um pouco mais e prever que íriamos ganhar. A sorte do jogo veio confirmar o meu prognóstico, mas o facto a destacar é o salto qualitativo dado pela nossa seleção.

Quanto a mim, esse salto deve-se à escolha de melhores intervenientes (a entrada de Ricardo Carvalho e a saída dos esgotados Miguel Veloso e Raúl Meireles sobretudo...) e à mudança do esquema tático. Nenhuma equipa pode jogar em 4-3-3 e ter um extremo que não defende, a não ser que tenha um super médio interior (vide Di Maria no Real Madrid ou Ramirez no SLB) o que não era o caso de Portugal. Com o losango, passámos a ter jogadores em posições que brilham mais (Nani e CR7) e sem o desequilíbrio defensivo que existia. Claro que muita coisa ainda terá de melhorar, mas não tenho dúvidas em afirmar que esta nova seleção teria passado facilmente a fase de grupos no Mundial do Brasil.

No caso da minha segunda previsão a premissa não se verificou, logo deixou de ser uma previsão. Quando se tem uma premissa que não se verifica  não se pode tirar nenhuma conclusão: passamos a ter uma dedução inválida e portanto impossível de determinar se a conclusão é verdadeira ou falsa. Foi o que aconteceu, dado que o FCP não jogou com o onze normal. Não retirando mérito ao Sporting, que o teve e bastante, sublinho o demérito do FCP pois decidiu deixar de fora os melhores jogadores num jogo tão importante - por ser a eliminar e contra um rival direto.

A terceira previsão poderia parecer vaga, mas não o era. O foco não estava em saber que equipa seria mais ou menos candidata. O essencial da previsão era que, depois de três jornadas, alguma equipa já teria descolado (para cima ou para baixo). E que não seria necessário esperar 15 ou 20 jornadas para se ver essa clarificação. No meu entender na altura, três semanas bastariam para se poderia extrair um indicador relevante. E esse indicador hoje é que o Sporting é de facto menos candidato do que muita gente apregoava.

Não, não pratica o melhor futebol de Portugal. Não, não tem um plantel espetacular (para mim até agora tem sido apenas o Nani e mais dez). E sim, as competições europeias pesam. Daí ter considerado que 3 jornadas eram suficientes para obter essa clarificação. E tudo isto quando ainda não surgiram lesões significativas. Se elas vierem e afectarem elementos chave - William Carvalho, João Mário ou Nani- então a situação do Sporting poderá ficar ainda pior.

Uma última nota para FCP e SLB: estão ambos a jogar mal. O primeiro vive à custa das individualidades e o segundo à custa de vestígios de um modelo de jogo bem implantado no ano passado e também de alguma sorte. Há portanto muita coisa a melhorar. Ah, e para que não restem dúvidas, o melhor futebol a ser jogado em Portugal é, para mim, sem sombra de dúvidas o do Vitória de Guimarães (pelo menos dos jogos e resumos que vi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário