quarta-feira, 17 de setembro de 2014

SLBenfica-Zenit

Já ouvi muitos comentários sobre o jogo de ontem e discordo da maior parte. Fica aqui o aviso para quem quiser continuar a ler, que provavelmente a minha opinião não coincidirá com a sua.
A história do jogo faz-se na dificuldade de saída da 1ª zona de construção. O ano passado tínhamos Garay que era um mestre a sair a jogar, este ano temos Jardel que é uma abécula neste capítulo. No post de antevisão ao jogo alertei para as dificuldades que a defesa do Benfica iria sentir, nomedamente Jardel e mesmo Artur. Assim aconteceu, infelizmente, e nos primeiros 20 minutos Jardel e Artur já tinham hipotecado as hipóteses da equipa conseguir um resultado positivo. Jardel nos dois lances e Artur no último (tanta hesitação é inconcebível). Quem acha que Eliseu errou no 1º golo é porque não tem noção do posicionamento que lhe é pedido quando a equipa começa a construir; Eliseu esteve bem, a equipa não pode é nunca perder ali a bola. Para além destes aspetos, o SLBenfica não fez um jogo conseguido no que concerne à contenção e cobertura do portador da bola; muitas vezes o jogador da contenção era ultrapassado por simples tabelas e a cobertura demorava sempre muito a aparecer, sendo que quando se tem jogadores da qualidade que o Zenit apresentou torna tudo muito difícil para quem defende. A equipa russa fez parte daquilo que o FCP de AVBoas costumava fazer quando vinha ao Estádio da Luz: escolher um lado e pressionar muito alto. Com as individualidades que tem, foi um ver se te avias... o Benfica apresentava essas dificuldades de construção e sofreu a bom sofrer com isso. No entanto, com 2-0 no marcador e a jogar com 10 temi o pior. Tal não se verificou, acima de tudo porque o Benfica não cometeu os erros individuais que tinha cometido até então. Claro que o Zenit podia ter aumentado a vantagem, mas também o Benfica a podia ter reduzido. Creio que o Benfica, tirando o que já realcei atrás, fez um belíssimo jogo: intensidade, velocidade, trocas posicionais, circulação de bola, quebra de linhas (acima de tudo individualmente e em posse por Enzo, Gaitan e Sálvio) e muitos outros pormenores que apenas uma grande equipa pode apresentar. Não pensei que o Benfica conseguisse já apresentar a qualidade de jogo que ontem demonstrou. Gostei muito de Samaris, adorei Luisão, Enzo, Sálvio e Gaitan. Lima não esteve mal mas nota-se que a falta de confiança lhe está a criar mossa. Após este jogo, afirmo sem receio que se continuarmos a jogar assim passamos aos oitavos da Champions. Claro que perdemos o jogo mas para constatar factos até um cego consegue; há que analisar se a equipa jogou bem ou mal e se está no bom ou no mau caminho. Eu acho que jogámos muito bem, tendo em conta o adversário e o contexto, e isso faz-me concluir que estamos sem dúvida no bom caminho.
Nota final e 20 para o público que tanto cantou e apoiou ao longo do jogo e que no final criou um ambiente que a todos surpreendeu. Sempre defendi que prefiro que lá estejam os 30.000 do costume que apoiam até ao fim do que 65.000 que costumam estar no sofá a mandar vir e naquela noite (porque o adversário tem um nome bonito ou porque vamos ganhar qualquer coisa) estejam no estádio também a mandar vir e a desejarem terem ficado em casa. Esses não fazem falta nem nunca fizeram. Quanto ao comunicado do Presidente fico feliz que tenha acontecido; serviu para sublinhar o belo momento que se viveu. Foi um prazer ter estado ontem no estádio e ter gritado o quanto sou orgulhosamente lampião!


Nenhum comentário:

Postar um comentário