quarta-feira, 27 de agosto de 2014

E quando 2ªFeira é mais importante do q domingo...

E eis que o jogo de domingo pode ser muito importante...não pode nada, estou a brincar. Não me parece q o resultado seja fulcral  para o q vai acontecer daqui para a frente pois, se no caso do SportingCP estará quase tudo definido no q concerne a entradas e saídas, no SLBenfica muita água passará por aquele moinho até ao final de 2ªF. E isso sim, será o mais importante: qual a equipa com que o Benfica atacará o Campeonato. Continua-se a falar na saída de Enzo, na entrada de um avançado... e tudo isso junto será mais relevante para a possível conquista do bicampeonato. Muito mais do q a vitória no jogo de domingo. Uma vitória (ou derrota) pode sempre acontecer mas ter os ovos necessários para iniciar o processo JJ de "fazer omelete" é uma premissa imprescindível para que a época possa acabar em beleza. Neste momento o plantel do SLB é curtíssimo e não dá nenhumas garantias de q possamos conquistar o título: basta perceber que Jara e Talisca são titulares para o podermos concluir. E quando chegarem os jogos a meio da semana? Impossível!
Não tenho dúvidas que Jorge Jesus saberá extrair quase ao máximo as potencialidades do plantel do Benfica. É um dos melhores treinadores do mundo e apesar de muitos defeitos que tem, a capacidade de tornar as suas ideias num processo colocam-no, no mínimo, no top 10 a nível mundial. No entanto, este processo leva tempo, e muito do que o Benfica conseguirá fazer este ano estará dependente de dois fatores q considero essenciais:

  1. qual a matéria prima q terá à sua disposição.
  2. qual a distância pontual para o FCPorto quando o processo estiver consolidado.
1. - Sem ovos não se fazem omeletes e não vale a pena especular sobre quem sai ou quem entra; 2ªF às 23h59 saber-se-á e aí farei uma análise mais pormenorizada.
2. - o FCP tem um equipão este ano. Oliver e Brahimi são brutais e quando o treinador é inteligente ao ponto de encostar Quaresma, tremo só de pensar no potencial daquela equipa. Claro que há muitos fatores q poderão não permitir a efetivação desse mesmo potencial (muitos espanhóis, grupos à parte de quem já lá estava, Quaresma a desestabilizar, centrais fracos e mesmo alguns defeitos que o modelo de jogo apresenta - setores demasiado afastados e incapacidade em "transformar" a posse de bola em oportunidades de golo). E é apenas para não nos afastarmos do FCP que seria importante ganhar no domingo. Não porque significa (como noutros anos) que quem ganha tem de facto melhor equipa e provavelmente acabará à frente; este ano tal não se passará devido ao "último dia do pesadelo" que será o dia seguinte ao do jogo.

Uma última nota antes do sorteio da Champions: espero que nos calhe uma equipa fraca dos potes 2 ou 3 (e não a Roma ou Mónaco do 4) para que consigamos ter hipóteses de passar aos oitavos da Champions. Este é ano para passarmos aos oitavos e sonhar com os quartos. Depois disso é reunir as tropas e voltar pra casa q temos q nos concentrar no campeonato. A manta está muito curta para andarmos a lutar pela Liga Europa.

Um comentário:

  1. http://dominiotactico.blogspot.pt/

    Se for possível, agradecia que adicionassem à vossa lista de blogs.

    Farei o mesmo

    Cumprimentos

    ResponderExcluir