segunda-feira, 21 de julho de 2014

Ponto de Situação após a Taça de Honra

Desde à 2 anos que defendo que o Benfica tem uma das melhores equipas da Europa. Em Fevereiro, Março, o nível atingido pela equipa apenas seria superado inequivocamente pelo trio de grandes tubarões - Real Madrid, Barcelona e Bayern Munique - sendo que existiriam algumas equipas contra as quais não seriamos favoritos - Atlético Madrid, Man.City, PSG, etc. - mas que conseguiríamos dar água pela barba. Este ano essa super equipa deixou de existir e comparar a qualidade do que havia com a qualidade do que há pode ser feito apenas como exercício de humor. O ano passado afirmei que um 11 do Benfica sem 4 ou 5 titulares continuaria a ganhar ao FCP e ao Sporting (dependendo desses 4 ou 5 pois claro...). A questão é que este ano o FCP e o Sporting não são os mesmos (sim, Marco Silva parece-me ser muito melhor do que o "super" Leonardo Jardim que teve o ano passado a caga da vida...) e estão muito mais fortes, sendo que o Benfica está mais fraco. E o mais fraco pode virar muitíssimo mais fraco dependendo de quem sair mais. Caso Enzo e Gaitan fiquem, parece-me que o Benfica poderá ter condições para lutar pelo título. Caso saiam, não há JJ que nos salve pois os pontos perdidos enquanto a equipa estiver a ser construída (e isso não está a acontecer agora, como JJ confirmou, estes não são os jogadores q vão fazer a equipa do Benfica para 2014/2015) serão fulcrais e o fosso cavado já não deverá ser possível de ser recuperado.

O que é que o Benfica tem? O que é que deixou de ter?
Parece-me que o Benfica continua a ter, pelo que vi no jogo de ontem (contra o Estoril não vi), muita organização coletiva, ou seja, continua a ter um treinador que consegue passar as suas ideias para dentro de campo. E a influência de um treinador é muito maior na fase defensiva do que na ofensiva. Na fase ofensiva deixou de ter tanto talento e tanta qualidade individual que possuía. Deixou de ter profundidade no plantel que lhes permitia jogar com um Manel em qualquer sítio...
Mas o busílis da questão parece-me estar na saída de Enzo Perez e Gaitan. A permanência dos 2 melhores jogadores da última época dar-me-ia uma esperança brutal na renovação do título. Com Enzo e Gaitan a equipa continuaria equilibrada e haveria a garantia de q a mensagem de Jesus era absorvida mais rapidamente pelos novos jogadores (quando jogas com alguém q te corrige dentro de campo e te explica o q se pretende cada vez q erras a aprendizagem é muito mais rápida). Com Enzo e Gaitan ficaríamos com um 11 que Sporting e FCP teriam muita dificuldade em bater. Os primeiros porque têm claramente menos qualidade e os segundos porque têm claramente menos rotina (por serem novos na equipa).
Ora atente-se neste 11:
Artur, Maxi, Luisão, Jardel, André Almeida; Ruben Amorim, Enzo Pérez; Gaitan, Sálvio, Lima e Cardozo.
Tudo jogadores que foram muitas vezes titulares o ano passado e à 2 anos. Se a este 11 juntarmos um ou outro reforço que pode aumentar a qualidade do mesmo - um GR, César/Lisandro Lopez, Benito/Djavan,  Derley - então não vejo grandes problemas na equipa que teremos. Se retirarmos Enzo e Gaitan então a história já é bem diferente...

O que vi na Taça de Honra
Tal como já disse, equipa taticamente a um nível elevadíssimo para as apenas 2 semanas de treino que tinham e para a quantidade de novos jogadores. Um João Teixeira que me deixou com água na boca até se começar a notar o cansaço. Um Ola John que continuo a defender que pode jogar no SLB. Um Benito que esteve muito bem em quase tudo que fazia: fechar por dentro, contenção/cobertura, subir/baixar, acompanhar a linha defensiva, gostei mesmo muito (o que não quer dizer grande coisa nesta fase...). Um César que me deixou a pensar que até pode ser uma excelente revelação ou uma excelente cópia do Sidnei (quando quer é espetacular, quando não quer é um Tahar...). Basicamente enquanto equipa estivémos bem mas tivémos muitos erros individuais, quanto a mim por duas razões: o cansaço existente nesta fase da época e a menor qualidade individual que poderá originar muitos problemas a esta equipa (apanhando-a muitas vezes em contrapé quando alguém individualmente erra).

O que fazer
Definir entradas e saídas asap para q JJesus possa começar a trabalhar com aqueles que realmente pode contar. Faltam 3 semanas para a Supertaça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário