quarta-feira, 21 de maio de 2014

Balanço de uma temporada: Notas dos jogadores e JJ

Esta foi para mim a melhor temporada que presenciei do Sport Lisboa e Benfica. Não que isto augure muito em favor do passado recente do clube, mas verdade seja dita, será muito difícil fazer melhor nos próximos anos. No entanto, não o considero impossível.
Foi espetacular termos mantido JJesus e foi ótimo sentir o quanto a equipa estava e está com ele. Defendo que é um dos melhores treinadores do mundo (tacticamente então a diferença é abismal) e que deverá continuar no SLB enquanto o plantel continuar consigo. Tal como no ano passado, entendo que será quase impossível arranjar alguém melhor do q JJ e, por isso, enquanto o plantel aguentar com o seu "feitio", ele deverá permanecer.
Vamos a notas:
Artur - 6 - não comprometeu e felizmente não jogou o suficiente para que isso acontecesse.
Oblak - 9 - não que tenha feito algo de especial, apenas sofreu 1 golo em que teve culpa e tornou a defesa do Benfica a melhor da Europa.
Paulo Lopes - 10 - Ser benfiquista como Paulo Lopes é, é o que desejo para todos! Um verdadeiro Campeão!! Só espero que continue no próximo ano! As redes querem tornar a sentir o seu peso com o troféu!
Maxi - 8 - não começou bem, mas acabou brutal! Muita raça querer e ambição bem ao seu estilo, bem ao nosso estilo!
André Almeida - 8 - o que fez não comprometeu e esteve sempre muito bem.
Luisão - 10 - "O" Capitão! Perfeito! A voz de comando da defesa e do treinador dentro de campo. Um sonho de capitão para qualquer benfiquista!
Garay - 10 - Impecável. Classe, classe e mais classe... até mete dó pensar na hipótese da sua saída. Impecável!!!
Jardel - 9 - sempre que foi chamado esteve impecável! Uma categoria ter um 3º central como este!
Steven Vitória - 3 - esperava muito mais quando foi chamado a intervir (desculpa-se pelo ritmo)
Cortez - 0 - lol
Siqueira - 8 - teria nota mais elevada não fosse o seu cérebro ter apagado em alguns momentos importantes...se quiser, pode ser ainda melhor (aumentando indíces de concentração).
Matic - 9 - teria 10 se tem começado bem a época e não tivesse ido embora. Como foi, só tem 9 :P
Fejsa - 8 - quando jogou esteve impecável, só não tem nota mais elevada porque não jogou assim tanto (lesões). Conferiu ao Benfica a solidez defensiva que precisávamos.
AGomes - 8 - valendo sobretudo pela exibição contra o FCP, senão a nota seria bem mais baixa...prai um 6 (de resto a posição a que acho que AG joga melhor...6...)
Ruben Amorim - 9 - não fosse não ter estado menos bem na final da Liga Europa e era 10...muito bem sempre que jogou, sendo não raras vezes o MVP do encontro
Enzo Pérez - 10 - o jogador do ano. Benfica a correr em todas as suas veias e em todos os momentos... (pausa para estar 5 minutos a gritar Enzo e a fazer as vénias correspondentes...). OK, nota 11!!!
Nico Gaitan - 10 - a época mais regular de Nico e a que assinou mais obras de arte. Está um génio constante! Que assombro de jogador!
Markovic - 9 - ainda irregular, não tem menos pelo génio, criatividade e crescimento táctico que teve ao longo da época. Não sabia o que era defender, hoje defende muitíssimo bem. Que critério em posse espetacular. Já só falta regularidade...pergunta ao Nico o que é que ele fez...
Sálvio - 8 - meia época de fora, 1/4 a entrar na dinâmica da equipa e o outro 1/4 a adaptar-se gentilmente... é um talento enorme que tem apenas a melhorar quando perceber que a baliza está no meio e na maior parte das vezes a linha não é a melhor opção...
Sulejmani - 6 - para 1ª época não esteve mal, até porque não teve assim tantas oportunidades. Acho que pode dar muito mais, mesmo assim...
Djuricic - 1 - pelo talento que tem e pelo que mostrou. Jorge Jesus, por favor, põe o homem a jogar a 10 ou a 8, nunca a 9,5... ele não sabe jogar de costas para a baliza!!! Pleaseeeeeeeeee... ele é tão bom... não o queimes mais...
Ivan Cavaleiro - 6 - algumas arrancadas e pouco mais. Importante na profundidade do plantel, ainda tem muito que crescer. A anos luz de Ola John ou Pizzi.
Cardozo - 7 - e este 7 foi conquistado até Janeiro onde por diversas vezes impediu JJ de ser despedido...a partir da lesão foi zero...
Lima - 8 - muito trabalhador em função das necessidades da equipa, não tão matador quanto costume (e muitas oportunidades teve...)
Rodrigo - 9 - desde que ressuscitou, ressuscitou mesmo...muito bem a jogar em profundidade com as suas diagonais e a trabalhar para a equipa. É um 9 e não um 9,5...tem que melhorar recepção de bola, jogo entre linhas e jogar de costas para a baliza se quiser ser um 9,5.
JJesus - 10 - depois de perder tudo e de parecer que não tinha o balneário com ele, ressuscitou e tudo ganhou internamente! UM CAMPEÃO!!!! Ótimo na decisão de promover os movimentos de apoio interiores dos extremos ao invés dos habituais movimentos verticais na ala. Ganhou com isto superioridade no meio-campo e muito mais poder de recuperação após perda de bola. Espetacular a perceber que Oblak é muito melhor do que Artur e Lima+Rodrigo oferecem o que Cardozo não consegue oferecer.

Quem quiser partilhe também as vossas notas nos comentários :)

Um comentário:

  1. Como benfiquista com alto espírito critico cabe-me dizer que assisti à melhor época do SLB desde que me lembro de ver futebol! Esta época o SLB pôs em prática 3 vectores que considero fundamentais para obter sucesso, bom futebol, humildade e pragmatismo! Uma época onde não se augurava nada de bom foi sendo ttansformada numa época boa numa filosofia de jogo a jogo sempre à frente do acontecimento! Só não foi excelente pela não conquista de liga Europa! Nessa final tudo correu mal, lesões, castigos, e alguns jogadores que acusaram a pressão e não estiveram ao seu nível! As finais têm de ser ganhas e esse espírito tem de ser absorvido de uma vez por todas no universo benfiquista!
    Ainda assim, e ao contrário da época transata, temos razões para estarmos felizes e não posso deixar de felicitar os jogadores pelo que conseguiram esta época!
    Notas :
    Oblak- 10 intransponível
    Maxi- 8 Nem sempre regular mas na fase decisiva absolutamente impecável
    Luisão-10 impecável um lider
    Garay-10 outro líder
    Siqueira-9 o lateral que nos faltava à anos
    Enzo-10 o motor da equipa!
    Fejsa-7 substitui bem Matic mas por lesão não foi mais valia na fase decisiva
    Gaitan-9 Jogador mágico mas irregular na fase das decisões! Final da liga Europa aquém das expectativas!
    Markovic-8 talento puro e jogador importante na manobra da equipa!
    Lima- 9 2 metade de época muito positiva e até decisiva, pena o desacerto contra o Sevilha!
    Rodrigo-9 jogador desiquilibrador! Finalmente afirmou-se!
    Cardoso-6 apenas pelo que fez até à lesão! Jogador fraco mentalmente que normalmente falha no momento das decisões
    André Almeida-8 autêntico pronto socorro muito util ao longo da época
    Ruben Amorim-8 espalhou muita classe, e normalmente acertivo
    Jardel 7 - Sempre à altura quando foi chamado!
    Salvio 6 - sempre esforçado mas em função das lesões nem sempre foi uma mais valia!

    Parece-me que estes foram os fudamentais! Agora é preparar devidamente a próxima época! Não queremos esperar mais 3 ou 4 anos para festejar-mos outro título! O campeonato e uma ou duas competições internas deverão ser a normalidade!
    Uma palavra para JJ, esteve muito bem espero que não desaprenda na próxima!

    De resto tenho a dizer SOMOS CAMPEÕES!

    ResponderExcluir