terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Benfica-Sporting: a análise v2

Assumindo que os 11's se manterão (o que acredito que aconteça), o Benfica jogará como jogou contra o Porto, enquanto que o Sporting apostará quase de certeza num jogo mais direto. Bolas cá de trás para a cabeça de Slimani com Montero e Heldon a tentarem as diagonais para surgirem nas costas da defesa. André Martins surgirá pela direita e Heldon pela esquerda. Dier e Adrien a tentarem lançar as bolas cá de trás, tanto para aproveitar o adiantamento da defesa do Benfica como para aproveitar as subidas dos laterais. Menos bola para o Sporting, jogo mais direto para aproveitar o balanceamento ofensivo do Benfica. O pormenor que será com certeza um pormaior, será a pressão que será feita ao portador da bola por parte do Benfica. Caso Dier e especialmente Adrien não tenham tempo para pensar, ler o jogo e teleguiar a bola lá para a frente, o Benfica estará muito mais próximo do sucesso. Fazer o jogo circular por Maurício parece-me a mim uma ótima estratégia, uma vez que este é muito pior a lançar jogo do que Rojo. Muito cuidado com as diagonais de André Martins (em especial sem bola) e com o jogo entre-linhas, tanto deste como de Montero.
Quanto ao Benfica, caso jogue como o fez contra o Porto na Luz, terá bastantes hipóteses de sair com os 3 pontos do Estádio da Luz. Caso Rodrigo e Lima façam a pressão adequada, com o apoio de Gaitan e Markovic, será muito difícil para o Sporting conseguir fazer o jogo direto que de certo procura.
Caso o Benfica marque 1º, provavelmente recuará no terreno e aí a estratégia de jogo direto do Sporting cairá por terra, tendo que procurar alternativas através de combinações 1x2. Caso seja o Sporting a marcar, a estratégia manter-se-á e aumentarão as hipóteses de ter sucesso com a subida prevista no terreno por parte do Benfica.
Resta saber como estará o terreno de jogo. Caso esteja mau, a estratégia do Sporting pode revelar-se adequada. Caso contrário, a vantagem estará do lado da estratégia do Benfica (mais habituado a jogar em 4-4-2 e sem jogadores que desconheçam as rotinas e as dinâmicas da equipa).
De salutar o regresso de Jefferson à titularidade (parece que hoje já jogará, ao contrário do que aconteceria se o jogo tem sido no domingo, pode ser que os lagartos parem de chorar...) que é um elemento preponderante na equipa do Sporting, sobretudo na manobra ofensiva.
Última nota: se alguém me quiser contactar à hora de jogo, não vale a pena pois não vou levar telemóvel uma vez que lá não há cobertura :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário