segunda-feira, 15 de julho de 2013

A bomba vai ter que explodir...

Não gosto de indefinições. Gosto de controlar o maior número de variáveis possíveis de modo a obter os resultados esperados. Neste momento, estou bastante assustado com a próxima época do SLBenfica. Não porque ache que as contratações tenham sido más (há as muito boas e outras que não me parecem fazer sentido...) mas acima de tudo porque sei que a bomba vai ter que explodir, ou seja, jogadores muito influentes vão ter que ser vendidos. A venda de Garay parece já quase certa, num negócio que deixa muito a desejar. Não porque o lucro não seja bom (5M€ + 2 anos de excelente rendimento desportivo), mas porque poderia ser muito maior. Bastaria ao SLBenfica ter o resto do passe e renegociar um novo contrato aumentando a cláusula de rescisão. Para além deste negócio, o SLBenfica terá que fazer muitos outros... fala-se em Tacuara, Matic, Luisão, Gaitan...não me parece que o SLBenfica se consiga dar ao luxo de escolher quais destes é que será capaz de vender. Tendo em conta o plantel atual, venderia claramente Tacuara e Gaitan. Parece que as propostas para o 1º são muito baixas e para o 2º inexistentes. Claro que gosto muito de Tacuara, mas pelas ocorrências na final da Taça de Portugal, parece-me que o seu tempo no SLBenfica poderá ter chegado ao fim. Quanto ao génio Nico é sempre bom tê-lo por cá, pena que ele seja como os piscas dos automóveis, ora está, ora não está... e devido às muitas soluções que temos para essa posição, poderia ser bastante positiva a sua venda, abrindo espaço no 11 para o emergir de um outro grande talento. Quem sabe alguém um pouco mais regular.
Luisão não me parece que possa ser vendido. Se tal acontecer será um grande erro de LFVieira. Não podemos perder os 2 centrais no mesmo ano e, é necessário o capitão tanto no campo como no balneário; sobretudo agora que se pretende criar um grupo e não pequenos grupos... Luisão continua a comandar toda a defesa em linha do SLBenfica e a ser o grande capitão. É necessário efetuar uma transição para que outro possa ocupar o seu posto, mas neste momento, ninguém me parece ser capaz de fazer o seu papel tão bem.
Matic não presta e é o pior jogador do SLBenfica. Se algum olheiro de outro clube me perguntasse a opinião sobre este sérvio era isto que diria. É demasiado bom para só o termos tido a render por 1 ano e o diferencial de qualidade com e sem Matic é tão grande que o SLBenfica deveria fazer tudo por tudo para o ter por mais 1 ano pelo menos (tratando de arranjar um substituto à altura...continuo sem perceber como é que Airton não está aqui...). Espero que tenham visto os 2 jogos de pré-época do SLBenfica e tenham desistido de o contratar (o homem não pode com uma gata pelo rabo lol).

A grande questão que se coloca é: sabendo que vamos ter que vender, quando é que isso vai acontecer? Não me digam que vai ser aos 90+2... é que depois já não temos tempo de marcar/contratar... e é esta bomba que o SLBenfica tem entre mãos e que tem que gerir da melhor forma. Temos substituto para Garay (Lisandro López), Gaitan (Sulejmani/Markovic/Ola John) e Cardozo (Lima sobe para 9 e entra Djuricic para 9,5 - atenção que o menino ainda parece demorar algum tempo a ambientar-se, não lhe peçam já o céu...). Mas para Matic...para Matic não temos ninguém... e quando se ouve JJesus a dizer que vai ser muito difícil segurar Matic...medo, muito medo!

Antevi que o mercado de verão iria estar ao rubro, com inúmeras grandes transferências - há muitos clubes com dinheiro e prevê-se um grande efeito dominó. Até agora ainda não aconteceu pois FCPorto e Atlético de Madrid puseram o dinheiro no bolso. Estes dois clubes são peças do fim e que fazem parar o efeito dominó (seja porque apostam na América do Sul - FCP - ou porque precisam mesmo do dinheiro para abater dívidas - Atlético), quando se começarem a comprar grandes jogadores a equipas que são peças do meio (equipas inglesas sobretudo...) então o efeito será maior que nunca e o tremor de terra pode-se sentir neste cantinho à beira-mar plantado. Tomara que não seja demasiado tarde para o SLBenfica. É que o FCPorto já tentou diminuir este efeito com a venda antecipada de James&Moutinho, no entanto, o tremor pode ser tão grande que o arrastão pode levar mais alguém...

Nota final para alguns nomes que aqui (na última época) e entre amigos tenho falado: Quintero, Carlos Eduardo, Ghilas e Djuricic. Pena que só um tenha ido parar ao SLBenfica. Vamos a ver o que rendem... (Markovic deixou-me com água na boca no jogo contra o Bordéus...espetacular critério de posse de bola. Sabe quando reter e quando soltar ao milésimo! Só tem 19 anos, mas é um bom prenúncio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário