sexta-feira, 17 de maio de 2013

You have the money, we have the heart!


A saída de Lisboa para Barcelona correu bem, onde duas grandes amigas me receberam de uma forma espetacular! Carinho, saudades e alegria a transbordar! Não podia ter começado melhor! Partida em direção a Amesterdão e aí sim, começar a pensar no jogo. Recebido por um amigo grego que se mostrava entusiasmado em acompanhar tudo o que eu e os meus amigos fôssemos fazer em Amesterdão pelo Benfica! Eles chegaram e eu lá fui ter com eles. Os bares eram todos do Benfica, os adeptos do Chelsea, ainda poucos, andavam descaracterizados ou permaneciam silenciosos. Os gritos de paixão e alegria pelo Benfica ecoavam em todos os canais de Amesterdão! Os holandeses que andavam na rua viravam benfiquistas e percebiam um bocadinho da chama imensa que nos aquecia o coração! As pequenotas que iam passando sorriam ao ver como os nossos corações eram capazes de gritar tão alto! Quando havia um grupo de adeptos do Chelsea um pouco mais corajosos traçava-se uma linha invisível na rua e dum lado estavam eles, do outro estávamos nós! Começávamos a cantar um dos 1000 cânticos que temos e no final eles começavam a gritar por José Mourinho. Cantávamos outro e eles viravam o disco e tocavam o mesmo... eu atrevia-me a passar a fronteira invisível e a explicar-lhes que José Mourinho é português e que serão muito poucos os benfiquistas que não gostam do Zé! Perguntava o porquê da insistência do cântico e eles com vergonha de dizer que não têm muitos mais, insistiam que era um cântico contra nós... a goleada continuava cerveja após cerveja. Vinham adeptos do Man Utd, do Arsenal, Newcastle, Fenerbahçe, Rapid de Viena e tantos outros clubes que apoiavam o Benfica. Era o dinheiro Vs o coração! E todos escolhiam o coração! You have the money we have the heart foi um dos muitos cânticos inventados e que cantávamos quando os víamos!
Fora do estádio, o convívio foi total e extremamente agradável. Eles insistiam em cantar aqueles cânticos espetaculares, especialmente o q refere o Zé, e nós continuávamos a abrir o leque. Uns atrás dos outros, sempre sem parar! We are SLB e eles perceberam bem isso...
No estádio, antes do jogo começar, o placard do score dos adeptos continuava a ser dilatado e juro que já íamos em mais de quinze a zero!! Quando o jogo começou, parecia que o resultado cá fora se ia espelhar lá dentro. Eles ainda fizeram barulho desde que marcaram o golo até à bola chegar ao meio-campo. Até aí e a partir daí, só deu Benfica...cá fora e lá dentro... infelizmente a sorte não quis nada connosco e o destino lá nos pregou uma rasteira que nos fez cair de cara no chão. De cara e que nem um corpo morto... depois de um sábado azarado, foi a vez de vivermos uma 4ªF ainda mais azarada... demasiada injustiça em tão pouco tempo, demasiada injustiça para um coração saudável, quanto mais para um que já vinha lacerado... foi demais...Quando aquele golo surgiu, falhámos a última oportunidade e o árbitro apitou para o final a revolta surgiu! Confesso que não fui capaz de aplaudir a equipa ou de mandar um último gripo de apoio. Não fui capaz de nada a não ser olhar para o campo e pensar como podíamos ter perdido tão injustamente quando estávamos a dar goleada em tudo... o meu papel e o de quem estava do lado de fora tinha sido cumprido na perfeição, não podíamos ter gritado e apoiado mais...e no entanto, havíamos perdido...parecia impossível! Não mereciamos. Não mereciamos! Não mereciamos!!!
Fui para casa esticar-me no sofá um par de horas e segui para o aeroporto. Valência era a paragem intermédia. Desde o final do jogo até aterrar em Lisboa a minha maior frase deve ter tido umas 4 palavras... a dor foi demasiado traumatizante para que eu pudesse correr o risco de dizer uma frase sem sentido...tudo o que eu pudesse dizer seria vago para aquilo que ia cá dentro. Um sentimento de injustiça que me toldou por completo o discernimento e me tirou a voz. Após o jogo comentei que não sabia se queria ver o jogo com o Moreirense. Não sabia se queria ver a Final da Taça de Portugal. Querer até queria, mas sofrer outra vez poderia ser demasiado mesmo para o coração de um gajo que até já está habituado...
Agora já recuperei a voz e até já consigo escrever algo relacionado com o Benfica. Arrependo-me de não ter aplaudido a equipa no final do jogo, mas as forças tinham-se esgotado no apoio durante o jogo, quando realmente ainda algo poderia ser feito. A minha honestidade intelectual não me permite apontar o dedo a Jorge Jesus, Luis Filipe Vieira ou a qualquer um dos jogadores. Todos deram o máximo e o que aconteceu tem apenas um nome: futebol! E é por essa incapacidade de previsão que somos tão apaixonados por ele. E é pelo amor a este clube e como agradecimento a estes magníficos jogadores que domingo estarei na Catedral a beber umas imperiais e a puxar pela equipa rumo à vitória contra o Moreirense. É só isso que peço à equipa. Ganhem domingo! Independentemente do resultado que o FCPorto possa fazer, nós temos que ganhar. A esperança no título anda prai nos 2% mas pelo menos ainda existe. Acho que o FCPorto vai fazer um jogo ao estilo do que fez contra o Nacional. 10 minutos e o jogo já está resolvido. No entanto, quero estar no estádio e ver o Benfica ganhar. Quero que os jogadores percebam o que é isto da mística! Esta força que está presente nos bons e nos maus momentos, mas acima de tudo está presente quando há Benfica! E em Amesterdão houve muito Benfica! E domingo terá que haver novamente! E na final da Taça de Portugal terá que haver novamente! Dizem que somos loucos da cabeça e têm razão! O amor pelo Benfica não é racional. É místico! E enquanto houver mística haverá sempre BENFICA!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário