terça-feira, 21 de maio de 2013

Numa má época, muita coisa está bem...

Ainda temos a Final da Taça de Portugal para disputar, mas parece-me que esta é a altura indicada para falar pois ainda não ganhámos nada. Primeiro que tudo acho importantíssimo ganharmos a Taça de Portugal. Não por qualquer outra razão que não seja a de ganhar a Taça de Portugal época 2012/2013. Peço que entendam como premissa para esta partilha o facto de achar que esta é uma má época para o SLBenfica. Pois para mim, uma época é feita de títulos, e este ano, no máximo amealharemos uma Taça de Portugal. À 9 anos ganhámos uma taça de Portugal com Camacho, acabámos a 8 pontos do 1º classificado e caímos nos oitavos da Taça Uefa aos pés do Inter de Milão e mesmo assim foi considerada uma boa época. É bom ver que a exigência está a subir.
Quanto ao próximo ano, a análise deverá passar por "quais as condições que nos garantam estarmos mais próximos do sucesso na próxima época?". Sendo impossível garantir o sucesso, esta é a pergunta que pode e deve ser feita. No meu entender, a legitimidade da continuidade de LFVieira é inquestionável. Ainda há uns meses houve eleições e estas deram em goleada. Não me parece que algo tenha mudado entretanto. Alguns erros podem ser apontados a esta direção (focando-me na construção do plantel). Sejam eles a venda de Javi e Witsel sem a contratação de jogadores para essas posições, ou o desequilibrio existente no plantel em quase todas as posições. Em Janeiro não houve alguns retoques que poderiam haver e ainda permitimos as saídas de Bruno César e Nolito. A realidade no entanto tem que ser encarada de frente e não me parece que o SLBenfica estivesse em posição de prescindir das vendas de Javi e Witsel pelos montantes envolvidos. A substituição de Javi seria feita por Matic e quando Witsel é vendido, já era tarde demais para contratações. Em Janeiro poder-se-ia ter feito algo, mas a realidade financeira do SLBenfica parece-me ser complicada, e tendo o puto André Gomes a surgir, parece-me que a aposta faria sentido. Apesar de não querer que para o ano o plantel seja tão desequilibrado, a realidade é que não foi por incapacidade de lutar por todas as competições, por o plantel ser curto, que o SLBenfica se espalhou ao comprido. A contratação de Lima foi um dos erros apontados a esta direção (argumentando que seria preferível contratar um defesa esquerdo ou um central - na altura ainda com Witsel). Como o tempo se encarregou de mostrar, Lima acabou por ser a contratação mais valiosa esta época. Quanto ao meio-campo penso que ninguém esperaria este rendimento de CMartins e de Pablo Aimar. Foi demasiado mau e a possível rotação no meio-campo tornou-se impossível. Por isto e por muitas outras coisas, penso que esta direção faz parte da solução e não do problema.
Quanto ao treinador, temos 1 campeonato ganho em 4 possíveis. Com as condições que lhe foram dadas, e ficando com uma análise pela rama, é mau. Deveria sair. No entanto, para uma análise bem feita, é preciso ir mais fundo. É preciso perceber que dos 3 títulos perdidos, 2 foram perdidos contra o melhor FCPorto de sempre, um FCPorto que pelas 2 únicas vezes na sua história logrou acabar o campeonato sem derrotas. Um Benfica que tinha tudo na mão e perdeu, é verdade. Mas um Benfica que tinha tudo na mão e tentou tudo por tudo para manter a vantagem que tinha. JJesus contra o Estoril poderia ter posto um 11 inicial onde rodasse alguns jogadores, mas parece-me a mim, que com 4 dias de descanso, os jogadores se encontravam perfeitamente recuperados. E JJesus arriscou no melhor 11 e tratou de tentar assegurar ali o campeonato. O jogo não correu bem com a lesão de Enzo Pérez e a entrada de CMartins veio piorar ainda mais o cenário. Primeiro protesta, depois entra a matar e é expulso. Artur dá um frango, mais um...dos 13 pontos perdidos este campeonato, repito, 13 pontos perdidos, Artur dá casas em 3 jogos (FCP, Estoril e FCP), ou seja, tem influência direta na perda de 8 destes 13 pontos. E o culpado neste jogo ainda é JJesus? Porquê? Por arriscar o melhor 11 de forma a garantir que ganhava o jogo? É JJesus o culpado por o SLBenfica ter sofrido um golo aos 92 no dragão (resultante de uma infantilidade de Roderick que não mata logo o lance) ou de André Almeida e Jardel terem falhado a zona aos 93' da final da Liga Europa? Não me parece... tal como não me parece justo estar a culpar Artur, Roderick, Jardel ou André Almeida...ou Cardozo ou Lima ou quem quer que vos apeteça...a equipa jogou do futebol mais bonito (ofensivamente) que se viu este ano, e esteve, dentro do risco assumido de defender com poucos, bastante bem a defender. A culpa não pode morrer solteira, mas neste caso, com um bafozinho, por mais leve que fosse, da sorte, ou pelo menos com a ausência de tanto azar, o SLBenfica estaria agora a festejar o título de Campeão Nacional e o de vencedor da Liga Europa. Estamos a falar de 120 segundos em cada jogo...era o que faltava para o final... foi isso que nos separou de um destino muito mais feliz.
Não vale a pena chover no molhado, e agora que se perderam duas competições tão importantes, qualquer tiro em qualquer direção apanhará sempre alguém no caminho que teve a sua quota parte de culpa. Porque todos tiveram culpa. Seja LFVieira, JJesus, os jogadores ou mesmo os adeptos. Sim, porque eu estive no Estádio da Luz quase todos os jogos e não me digam que os adeptos que estiveram contra o Estoril (toda a gente falava do preço das viagens a Amesterdão e se JJesus iria pôr uma 2ªequipa contra o FCPorto...e isto na altura meteu-me demasiados nervos...) foram os mesmo que estiveram contra o Fenerbahçe ou em Amesterdão. Eu estive nesses jogos todos, e garanto-vos que não foram. Na Liga Europa a Catedral e a ArenA foram um inferno. No campeonato, foi a passagem pelo estádio de muitos daqueles que até conseguiram arranjar uns quantos bilhetes à borla e então bora lá ver o Benfica este ano que até vamos ganhar o campeonato. Não quero que isto pareça um ataque aos adeptos do SLBenfica até porque eu sou um, e continuo a achar que os adeptos do SLBenfica são os melhores adeptos do mundo. Quero apenas demonstrar que todos têm a sua quota parte no insucesso desta época. Agora que 92 ou 93% (só para manter a ironia...) se deve ao extremo azar que tivémos, lá isso deve...
E a pergunta mais importante de ser feita no final da época é aquela que referi atrás. E a minha resposta é claramente a de manter LFVieira, JJesus e a espinha dorsal desta equipa. Manter tudo o máximo possível como está. Porque no meu entender as coisas estão bem, estão muito bem! O SLBenfica tem claramente uma grande estrutura a apoiar um grande treinador que comanda uma equipa com jogadores magníficos. Tudo isto suportado pelos braços e cânticos dos melhores adeptos do mundo! Temos tudo para ter sucesso, basta seguir no caminho que temos vindo a trilhar. Não me parece que possa haver um treinador melhor do que JJesus disponível no mercado (eu e o Mourinho somos demasiado caros para o clube... :P ). Claro que há que retocar o plantel, se possível equilibrando-o como já devia ter estado equilibrado este ano. Mandar embora os que não fazem falta e comprar pouco e barato mas com qualidade. Mas isto é o que é mais difícil...não temos mundos e fundos que possamos esbanjar! Temos que gerir bem o pouco que temos.
Reafirmo que não me considero satisfeito com o ano que tivémos, mesmo que ganhemos a taça, e é por isso que escrevo agora, porque nem sei se vamos ganhar alguma coisa, mas sei bem o quão maravilhado teria ficado se os jogos tivessem tido "apenas" 90 minutos. E quem está tão próximo do sucesso não pode achar que há assim tanta coisa que está mal...
Força Benfica, vence por nós!!!! E eu lá estarei mais uma vez, rumo à vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário