segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Aguenta Campeonato, vamos lá começar a Champions!

Após uma excelente vitória contra o Vitória Sport Clube, é tempo de pensar nos 2 jogos europeus mais importantes que vamos ter este ano. Ou pelo menos no 1º deles...
Antes de mais, uma análise ao jogo contra o Vitória que poderá servir como base para a preparação do jogo de 4ªFeira.
Contra o Vitória, a equipa apresentou uma dinâmica muito mais interessante do que nos últimos jogos, a que não foi alheio as mudanças de ritmo de jogo protagonizadas por Martins. Quer através das progressões com bola, como de passes longos. Matic apresentou uma raça muito mais próxima da de Javi, e onde o vimos inclusive a morder muitas vezes os calcanhares dos adversários. Assim sim! Nas alas, Sálvio e Ola John partiram a loiça toda. Sálvio voltou a jogar bem (aleluia!) e Ola John começa a mostrar que afinal aquilo que eu defendi aquando da sua contratação não está assim tão errada. O miúdo gelado tem um excelente critério em posse, definindo quase sempre as jogadas da melhor maneira, procurando o espaço interior sempre que assim se justifica, e o 1x1 apenas quando não tem mais opções. Cardozo, para os acérrimos defensores de que Tacuara não é bom, ora aqui temos mais um belo exemplo daquilo para que ele serve: fazer golos! Para quem ache que Tacuara é mau, proponho que façam o seguinte exercício: quantas vezes Cardozo marcou o 1º golo do Benfica nos jogos que realizou? Quantos jogos o Benfica não ganhou ou ganhou à rasca quando Cardozo não jogou? O Beira-Mar é bem mais fraco que o Vitória e o Benfica ganhou 2-1 em casa. Atrevo-me a dizer que com Cardozo em campo tinha saído mais uma goleada. O homem é assim...é lento, é tosco, é mau, etc., mas marca golos que se farta! E para quem não sabe, é para isso que o ponta-de-lança lá está! Lima torna a fazer um excelente jogo! Grande contratação! Agora era ir buscar o Éder também :P
Quanto ao outro Vitória, o mesmo que tinha levado 5-0 em casa contra o Benfica, ganhou 2-1 ao SportingCP. Foi uma boa vitória. A todos os lagartos que gozam com a derrota do Benfica B por 3-1, por favor, continuem a gozar. Que a B ganhe sempre e a A continue a perder. Se vos dá gozo assim, por mim está ótimo!
Realce para o jogão do FCPorto. O FCPorto está fortíssimo e a jogar que "sa farta!" O adversário era forte, mas foi reduzido a cinzas, mais uma vez, logo mal o jogo começou.

Quanto ao nosso jogo para a Champions, num dos 2 jogos que realmente interessam, o SLBenfica tem que partir para cima do adversário e garantir que chega à meia-hora de jogo com uma vantagem superior a 1 golo. André Almeida seria a minha escolha para o lugar de Matic, acompanhado bem de perto por Enzo Pérez, com os 2 extremos, Sálvio e Gaitan (eu colocaria Ola John caso este recuperasse fisicamente do desgaste do fim-de-semana) a fechar no meio. Lima e Cardozo na frente como parece óbvio. Sem Aimar, Matic e Carlos Martins, o meio-campo apresenta-se muito desfalcado e é importante não esquecer que é aí que se ganham os jogos. Saindo do trabalho lá rumarei ao Estádio, que espero que esteja cheio. A equipa merece e de certeza que será importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário