quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Benfica-Barcelona e as contas do grupo

Para mim o jogo contra o Barcelona na Luz acabou aos 10 segundos quando Matic dá um nó a Messi. Estava conseguido o objetivo. Humilhámos o Barcelona (durante 10 segundos) na Luz. Nem tocaram na bola! Podemos sempre dizer que fizémos mais remates e tivémos mais cantos durante o jogo todo, mas isso não interessa nada. O Barcelona é claramente uma equipa de outra galáxia e onde o Benfica atual necessitaria de muita muita sorte para conseguir pontuar. Sem Luisão, Javi e Witsel a tarefa fica muito mais complicada e, tal como disse anteriormente, a venda de dois dos melhores jogadores do Benfica traria consequências graves principalmente a nível internacional. Se o ano passado fomos aos quartos-de-final e poderíamos ter ido às meias sem que se pudesse dizer que não seria justo, este ano o Benfica é uma equipa muito mais debilitada e desequilibrada, sem a capacidade de posse, pressão e intensidade de jogo em relação à equipa do ano passado.
No entanto, nem tudo são más notícias. Espero que este jogo tenha servido para JJesus compreender que o Sport Lisboa e Benfica não tem a mínimas hipóteses de ganhar a Champions (coisa que me parece que ainda não tinha percebido). Se assim for, poderemos ter um Benfica mais forte no Campeonato Nacional, competição essa que interessa ganhar este ano acima de tudo.
Com as vendas de Javi e Witsel, pensei para comigo que seria melhor esquecer uma boa campanha na Champions. Neste momento, apesar de achar Matic e Enzo claramente inferiores à antiga dupla, a defesa sem Luisão ser um autêntico passador, a realidade é que o SLBenfica augura boas hipóteses de conseguir a qualificação para os oitavos da Champions. Partindo do principio que este Barcelona ganhará os 6 jogos, bastará ao Benfica ganhar os dois jogos em casa para se qualificar. Se assim for, mesmo perdendo na Rússia, o Benfica ficará com 7 pontos. Os mesmos que o Celtic caso estes consigam ganhar em casa ao Spartak, mas com vantagem no confronto direto a permitir-nos a qualificação. Caso seja o Spartak a ganhar/empatar em Glasgow, então a qualificação estaria imediatamente assegurada com as duas vitórias caseiras. É rezar então para que o Barcelona faça 15 pontos até à última jornada e o Benfica consiga transformar em vitórias os restantes 2 jogos em casa. Se esta última não se verificar, não me parece que o Benfica mereça então passar.
Quanto ao campeonato nacional, a concentração tem que ser total. Até Janeiro, não há lugar ao desperdício de pontos ou qualquer outra desculpa que se possa arranjar ou outros possam comprar. O SLBenfica tem jogos apenas contra equipas pequenas (exceptuando Sporting) e que permitirá dar azo à tática suicida do nosso treinador, que poderá desta forma jogar quase sem meio-campo e colocar 2 avançados lá na frente. Pelo menos nos jogos em casa. Nos jogos fora, o reforço do meio-campo será essencial e o 4-1-3-2 terá que se transformar no 4-2-3-1.
Em Janeiro a história terá que ser diferente. O SLBenfica terá que reforçar o meio-campo com alguém que seja um reforço claro e que entre de caras na equipa. Basicamente temos que arranjar um Witsel até lá. Não será fácil, mas será vital para a conquista do Campeonato. Não quero nem imaginar o que aconteceria ao Benfica a jogar com o 4-1-3-2 frente ao FCPorto. Depois, dependendo do sorteio, logo se vê se teremos hipóteses ou não de passar os oitavos da Champions. Isto assumindo que fomos cumprindo a nossa missão, pois é bom não esquecer que podemos chegar a Janeiro e já estar a pensar na próxima época pois neste momento equilíbrio é coisa que não reina para os lados da Luz. Nem financeiro, nem a nível de plantel.

Passo a passo. Caso contrário, não conseguiremos lá chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário