quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Um Lucho ter um jogador assim!

É um Lucho para o Futebol Clube do Porto ter um jogador como o seu capitão. Houve alguns grandes jogadores que passaram nos últimos anos pelo futebol português. Com as regulares chamadas desses grandes jogadores para outros campeonatos mais pod€rosos, muitos viriam a revelar a falta de caráter que diferencia os grandes jogadores dos grandes jogadores e grandes homens. Lucho sempre foi para mim um grande jogador. Um jogador daqueles que eu adorava ver no Sport Lisboa e Benfica e que por mais anos que passe no FCPorto nunca cederá à tentação de ser um jogador à Porto. Um jogador que quer ganhar, que adora ganhar, mas que prima por manter a sua ética intocável. Não me lembro de ver este jogador a ter uma atitude menos correta ou a ser menos profissional.Ganhar sim, a todo o custo, não.
O ano passado quando aterrou no aeroporto Sá Carneiro pensei para comigo que aquele podia ser o dia em que o campeonato poderia virar... infelizmente para mim assim foi. Lucho na Luz foi para mim o melhor jogador. Bola na defesa do Benfica, tudo parado na equipa do FCPorto, até que Lucho dava ordem para a equipa pressionar. Benfica asfixiado acabava por quase sempre perder a bola. Lucho, El Comandante.
Aquando do último jogo do SLBenfica na Luz, apanhei uns avecs que precisavam de indicações para o Estádio e onde bastou dizer-lhes "venham atrás de mim!". A caminho da Catedral perguntei-lhes o que se tinha passado com Lucho no Marselha. Nem eles o conseguiam perceber, afirmavam todos invariavelmente que sabiam que Lucho era um grande grande jogador.

Mas hoje, apesar de todas as virtudes que vi Lucho demonstrar ao longo do tempo, não houve nenhuma que fizesse antever o que se passou ontem. Infelizmente havia chegado a hora do seu pai abandonar este planeta, e passar a admirar o filho dum outro patamar, o celeste. Lucho tinha todas as razões e mais algumas para ter pedido dispensa e ir fazer luto à grande perda que havia tido. No entanto, se calhar por saber que o seu pai se dirigia para o céu celeste, tentou ficar mais perto deste e oferecer-lhe uma exibição de Lucho, uma exibição celeste, coroada com um golo dedicado ao pai. Talvez fosse esta a maneira de Lucho prestar homenagem ao pai. Fosse como fosse, tenho a certeza que não foi fácil e merece um grande abraço de muita força neste momento difícil, as minhas condolências e uma grande salva de palmas para o senhor que soube educar um filho como Lucho. Mesmo sem saber nada do senhor, pelo que vejo do filho, deve também ter sido um Lucho ter tido um pai assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário