terça-feira, 10 de abril de 2012

O adeus definitivo ao título

Muita coisa correu mal no jogo de ontem.
Desde logo a entrega e atitude dos jogadores. Quem os viu em Londres e quem os viu em Alvalade pergunta se os jogadores são os mesmos. Se a resposta é a motivação, a culpa é de JJesus.
Parabéns ao Sporting que teve em Sá Pinto um grande treinador e que colocou em prática uma tática que resultou na perfeição. Defesa em bloco baixo, a pressionar apenas em meio-campo, com Schaars a explorar os passes longos, Matias as transições rápidas e Izmailov os desequilíbrios. Tal como já comentei com alguns amigos, este Sporting está a anos luz do FCP, SLB e SCB. Quanto mais não seja pela simples razão que não sabe ser "uma equipa grande". Entenda-se por equipa grande uma equipa que joga em ataque continuado, faz uma pressão alta, encostando o adversário às cordas. Não o consegue fazer pois essa mentalidade não se encontra implementada no estilo de jogo da equipa - aqui a culpa é de Domingos Paciência - mas não digo que não o consiga fazer no próximo ano, caso se mantenha o treinador, e este tenha tempo para implementar tal estilo(isto faz-se na pré-época). Sá Pinto já o fez nos juniores (se bem que estamos a falar de escalões diferentes, pesa a seu favor o facto de nunca o não ter conseguido...) Faltam também centrais mais rápidos e que leiam melhor o jogo para poder ganhar as bolas que lhes são metidas nas costas. Até lá, não há muito a fazer.
O SLBenfica balanceou-se completamente no ataque, ficando completamente desprovido de capacidade de reação aos contra-ataques do SportingCP. Não o fez com cabeça, nem com coração. Simplesmente fê-lo. E quando assim é, raramente se poderá ter sucesso (só numa bola parada ou num lance fortuito). O Sporting defendeu muitíssimo bem, com 11 jogadores no seu meio-campo, sempre pronto a explorar as transições rápidas. Já havia ganho assim ao City e só assim poderia ganhar ao Benfica. Assim aconteceu e podia ter goleado. Dizer que uma equipa que teve 35% de posse de bola podia ter goleado uma que teve 65% pode parecer estranho a quem não percebe de futebol. A realidade é que podia e fazia parte da estratégia não ter a bola muito tempo (Emerson devia tirar daqui uma lição lol).
Claro que a história, e o futebol também é história, não é feita de ses. No entanto, não é muito difícil perceber que um penalty no 1º minuto poderia mudar o jogo, ou pelo menos, obrigaria Sá Pinto a alterar a estratégia que tão bem delineou. Há outro penalty ainda na 1ª parte sobre Luisão e muitos outros lances a merecerem contestação por parte do Benfica. Mas não me parece que este seja o caminho que pode levar à melhoria do Benfica. E não o é, porque Artur Soares Dias continuará a ser o sócio nº103299 do FCPorto, continuarão a haver árbitros pertencentes aos super dragões e pior do que tudo isto (os dois primeiros parecem-me legítimos) haverá muitos árbitros a comer muita fruta. Sinceramente não me importo que haja árbitros a comer fruta, acho apenas que, quem lhes dá de comer deveria ser penalizado, bem como os clubes que possuem esses dirigentes. Por uma simples e pura questão de justiça. Sei que o termo não é familiar a este país, e em particular no futebol, mas talvez se devesse olhar para o estado do país e perceber como é que o futebol português vai estar em breve...
Uma introspeção no SLBenfica é necessária, não sei se passa por LFVieira, se por JJesus, se pelos restantes dirigentes ou pelos jogadores. Uma coisa eu sei. Não passa pelos adeptos e sócios que vão ao estádio e apoiam a equipa do 1º ao último minuto, ou que vão ao aeroporto receber a equipa após uma derrota e consequente eliminação em Londres. Se a base da estratégia for o respeito que estes merecem, a estratégia será frutífera e o futuro será risonho. Caso contrário, não estaremos a falar do Sport Lisboa e Benfica.
Não podemos achar que os erros de arbitragem justificam alguma coisa! Nunca justificaram nem nunca justificarão. Desde que estejamos a falar de erros não intencionais e não de um polvo que maneja o fantoche em que se transformou o futebol português. Há que acabar com este polvo. SLBenfica, SportingCP, SCBraga, todos os clubes de Portugal! Todos juntos, têm que acabar com a corrupção. Se assim não for, hoje queixamo-nos nós, amanhã queixar-se-ão outros...mas o final será sempre o mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário