quinta-feira, 7 de abril de 2011

PSV visita o Inferno

Há muitos assuntos sobre os quais tenho a minha opinião e que se calhar eram dignos de serem falados (política de marketing do clube, apagão, etc...), no entanto, venho aqui escrever a minha incapacidade em falar deles quando logo à noite há um jogo para os Quartos de Final da Liga Europa contra a equipa que nos ganhou em 1988 a Champions. Peço desculpa, mas eu só quero mesmo ganhar aos holandeses, até pq no que se refere a esse país sou adepto do AJAX como não podia deixar de ser!
Tacticamente não conheço em pormenor a equipa do PSV, apenas sei que sai bem em transições defesa-ataque (cuidado nas ajudas Salvio e Gaitan!!!) e que o Benfica até não se dá nada bem com este tipo de equipas que nos conseguem colocar a defender apenas com 5 homens (JJesus, por favor, corrige lá isto sff...). Para ganharmos a Liga Europa temos que conseguir ultrapassar esta enorme deficiência e que quanto a mim, passará por uma pré-disponibilidade inequívoca do Gaitan e do Sálvio serem os primeiros a defender aquando das transições ataque-defesa, especialmente se acompanhados em contrapé...penso que primeiramente, aquando de uma perda de bola inesperada, estes jogadores (e Aimar) deviam sprintar para se colocarem em campo com a disposição táctica que JJesus deseja que a equipa tenha a defender, evitando desta forma o contra-ataque adversário. A partir daí, a equipa do Benfica não entraria nunca em desequilíbrios e conseguiria de quando em vez (certo que não tantas vezes) fazer a pressão que tanto gosta. Realço a pressão espectacular que o FCP fez no domingo no estádio da Luz, onde Falcão era o general da pressão e que tanto nos devia ensinar. Descrevo uma situação que aconteceu n vezes no jogo de domingo. Bola no Sidnei, Falcão coloca-se propositadamente entre Sidnei e Fábio Coentrão, virado de costas para este último, ou seja, dando a iniciativa de jogo a Sidnei para que este jogasse para o Capitão ao seu lado. Luisão apanhava a bola e, como está habituado, colocava a bola na direita em Maxi...ah pois, Maxi não estava lá...e Vilas-Boas já sabia de antemão (através da convocatória que no meu entender NUNCA devia ter sido divulgada até à hora de jogo!!!) que calhasse quem calhasse como lateral direito do Benfica, ia ser muito mau...e quando a bola chegava a Airton, era ver Falcão sprintar que nem um doido, tapando a linha de passe entre Airton e Luisão, aparecendo Hulk ou Varela a tapar a linha de passe para o meio campo, onde só Javi vinha dar apoio...resultado de quase todos estes lances: bola perdida e Porto a atacar novamente...
era incrível como a equipa do FCP passava de uma atitude passiva, onde os jogadores estavam quase parados, para um sprint na direcção do homem da bola...
 O mesmo acontecia quando a bola ia para Roberto, tirando partido da insegurança que este ainda sente (fds, não há a m€rd@ de um psicólogo que trabalhe com este gajo e o Cardozo nos penalties????????). Denominador comum: Radomel Falcão. O General da pressão, indicava a todos os seus comandados quando fazer pressão, através do seu próprio exemplo: "quando eu sprintar para pressionar, todos vocês sprintam para pressionar!".
O mesmo tentava o Benfica fazer, mas a capacidade de passe dos laterais do Porto em fazer passes para o extremo do lado contrário é muito superior e apanhavam a equipa do Benfica desequilibrada, conseguindo desta forma sair da pressão.
E são estas as lições que espero que o Benfica tenha aprendido para o jogo de logo à noite: 1º colocação posicional para não se ser apanhado em contrapé pela equipa adversária (remetendo a pressão alta apenas e só para quando tal é possível, primeiro está a estabilidade e assegurar as transições defensivas eficazmente - estamos na Liga Europa Mister!!! Não temos que andar de peito feito à procura das balas!!! - Por isso é que levamos sempre um golo em casa...eu sei que não se importa, mas eu preferia não levar :P) e depois, ter um General Tacuara e um Conejo que funcionem harmoniosamente em uníssono e sejam capazes de dizer à equipa quando fazer pressão.
Nota ainda para outros aspectos que podem fazer pender a balança a nosso favor:
- Sálvio e Maxi (Aimar também está em risco, mas aí conto com o CMartins) por favor, não levem amarelo!!!
- Há nada mais, nada menos, do que 3 defesas, 1 médio e 2 avançados do PSV em risco de não jogar a 2ªmão caso levem amarelo. Os 3 defesas é obrigação dos jogadores do Benfica assegurarem que não jogam a 2ªmão!
- O Inferno é bonito é cheio...mas cheio de verdadeiros benfiquistas (para ver o que são, consultar post anterior...) o que hoje não tenho a certeza que vá acontecer. Cabe à equipa marcar cedo e jogar bem desde o principio para puxar pelo público para que este mais tarde puxe por ela. Porque fez o que fez (ou não fez!) no domingo, e pelo tipo de benfiquistas que vão estar no estádio - muitos do género daqueles que saíram antes do apito final no domingo - mas mesmo assim, vão lá estar!
E este ano ainda temos 3 alegrias para viver, já que as vitórias, são assumidamente vividas por todos os benfiquistas.

PS: Já assegurámos a Champions, mas gosto tanto quando não oiço nenhum benfiquista vangloriar-se disso. Não assegurámos a Champions, perdemos o campeonato! E no que a isso diz respeito, ou se é campeão, ou não se é, e nós, este ano, já não podemos ser. Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga e iam ver o chateadinho que eu ficava pela porcaria de época que seria...

Mensagem Final:
Hoje todos ao estádio para cantar (os 90minutos!!!) e assumir como indivíduo que "eu sou benfiquista com muito orgulho e muito amor", colectivamente que fazemos parte da massa adepta do "maior clube do mundo" e que vamos mostrar aos holandeses que a nossa Catedral é um Inferno!!!!(Até vão pensar que as fumaram ;))

Nenhum comentário:

Postar um comentário