quinta-feira, 21 de abril de 2011

Não me lembro...

Não me lembro de nos últimos tempos uma derrota custar tanto. Estar a ganhar 2-0 com 3/4 da eliminatória já realizada e perder tudo em 10minutos...custou demasiado...
Tentarei fazer uma análise fria do que se passou:
1ª parte - bota gelo no jogo...Porto consegue chegar uma vez à baliza do Benfica, após uma falha de Jardel, com um grande Júlio César a evitar o inaugurar do marcador. Muito mais posse de bola, controlo absoluto do jogo por parte do Benfica, com algumas oportunidades bastante interessantes.
Ao intervalo lembro-me de comentar que o jogo não estava acabado, pois estávamos a falar do Porto...
E eis que o 1-0 é o momento, quanto a mim que decide a eliminatória. Um remate daqueles de fora da área, que o Roberto vai sempre buscar...e o Júlio César não foi (nada a apontar a este no entanto) A equipa desconfia de si própria e moralmente cai a pique...até ao 1º golo, oportunidades de golo do Porto na 2ª parte...zero que eu me lembre... a partir daí...JJesus decide esperar um pouco pela substituição (para não modificar o sistema e desequilibrar momentaneamente a equipa logo após um golo do Porto...). 2-0...3-0...pois...e agora somos nós a correr atrás deles...
A equipa correu, esforçou-se, diminuiu para 3-1 e teve oportunidades para chegar à vantagem na eliminatória. Não chegámos e o Porto passou. Nós não.Mais uma vez, não vamos à final da taça e para o ano, não estaremos na Supertaça...ontem perderam-se 2 troféus, não foi só um...
Estou tristíssimo e angustiado com esta derrota. À beira do Céu, morremos no nosso próprio Inferno...aquele Inferno que não o foi, onde tiveram menos de 40.000 adeptos, alguns a refilar com o estilo de jogo desde o principio.
Colocando a mim mesmo algumas perguntas ou pensando em alguns comentários de adeptos...

"Fds o Jorge Jesus $#%#%#$%#%#$..."
eu respondo: é o nosso treinador! Aquele que pôs o Benfica o ano passado a jogar como nunca tinha visto! Que este ano teve quase 2 dezenas de vitórias seguidas! Que valorizou inúmeros jogadores, fez os adeptos terem orgulho da equipa de futebol, contratou jovens que daqui a algum tempo nos darão muitas alegrias...
Aquele que levou 5-0 no Dragão, e perdeu TODOS os jogos contra o Porto este ano (o único que ganhou de nada valeu!). Há coisas a emendar? Claro que há!!! Há que re-motivar os jogadores novamente! Há que os pôr a salivar por um jogo contra o Porto!! Há que requalificar a equipa em algumas questões tácticas e dotá-la de maior leque de opções. Há coisas bem feitas? Há!! Muitíssimas. Há alguém melhor que o Jorge Jesus para ocupar o seu lugar? Acredito piamente que não!! Quem quiser, que me apresente um nome ou se cale!! Estou farto de ouvir pessoas que só sabem apontar os problemas e nunca ouço apresentar soluções!

"Estar no nosso estádio a jogar como o fizémos na 1ª parte é inadmissível!!"
eu respondo...pois...aqui é onde está o meu grande ponto de discórdia. Jogar como jogámos é sinal de maturidade e inteligência. Controlar o jogo é muito dificil e contra o Porto ainda mais. Nós fizémo-lo.

"Deviamos ter atacado desde o inicio..."
eu respondo...o Porto é forte nas transições defesa-ataque, nós temos como ponto mais fraco as transições ataque-defesa...e queremos dominar o Porto em absoluto???? Só se formos parvos!!! Temos que controlar acima de tudo. Muito mais estando a ganhar 2-0.

"Então para ti correu tudo bem...!"
eu respondo...claro que não...o grande problema foi a intranquilidade que a equipa viveu após sofrer o 1º golo. A equipa do Benfica devia estar preparada para sofrer o 1º golo, bem como para sofrer o 2º. Nunca podia era admitir sofrer o 3º! Obviamente que não sei quais as ordens do treinador do Benfica, mas no meu entender, após o 1-0, a equipa do Benfica devia ser obrigada a ter + de 70% de posse de bola nos 10 minutos seguintes, nem que não passasse do meio campo. Havia que pôr gelo, como tão bem o fez no inicio do jogo. Conforme a motivação do Porto fosse baixando, a equipa poderia ir progredindo no terreno com posse. Substituições, bolas para o quintal do vizinho, etc...tudo seria admitido para colocar gelo no jogo...

"Fds não vou ver mais jogos esta época!" (esta é pra ti PP ;))
No que depender de mim, 5ªFeira lá estarei já que sábado não posso, e não será por falta do meu apoio que a equipa fracassará. Se após esta derrota, na 5ªF o estádio estiver cheio, o que é os jogadores pensarão?? "Foda-se, estes gajos estão aqui outra vez depois da merda toda que fizémos??? Fds vamos ter que ganhar isto, nem que seja por eles!" Pelo menos é o que eu pensava e o que eu acho que eles pensam. Assim o disse o Aimar na eliminatória com o PSV após perdermos o campeonato na Luz para o Porto. E assim eu acredito que pensa o resto da equipa.


Quanto à eliminatória:
Tivémos um jogo de sonho no dragão e um de pesadelo na Luz. Perdemos no desempate por golos marcados fora.


Levantar a cabeça, seguir em frente e ganhar todos os jogos até final, desejando ardentemente que a final seja contra o Porto e tenhamos oportunidade de lhes ganhar um jogo que conte para alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário