quarta-feira, 20 de abril de 2011

Diagonal menor do losango estragada...remendo que poderá ainda calhar melhor...

Sem Gaitan e Salvio a diagonal menor do losango (a dos médios interiores) rebentou e a estratégia de JJesus poderá passar por desfazer o losango e procurar um esquema mais assente na dinâmica dos seus jogadores, com cada um a procurar a compensação dos colegas e permitindo a subida dos laterais. Mais coração, inteligência táctica e muita comunicação são condição sine qua non para que as coisas possam correr bem.
Javi, Peixoto, Martins e Aimar são inteligentes o suficiente para o fazer. Javi atrás, com Peixoto a fechar a esquerda, Martins a direita e com Aimar sempre preocupado em receber o 1º passe poderia permitir a subida de Maxi e Coentrão. É um estilo que pode correr bastante bem caso Martins e Peixoto aguentem "defender" (alerta para a menor condição física de C.Martins depois de 90 minutos contra o Beira-Mar - obrigado Luis Filipe, até quando te lesionas causas incómodo!!)
A passagem de Peixoto pra defesa e Coentrão pro meio campo alteraria toda a lógica aqui apresentada, remetendo para o 4x1x3x2 mais habitual.
Como é contra o Porto preferiria o 1º esquema aqui descrito. 4 contra 3 no meio campo, com Aimar a ser o 1º a encostar logo a Fernando, Peixoto e Martins a Micael e Moutinho. Sobrando Javi para compensar as subidas de Maxi e Coentrão.
Mais do que secar Hulk, Falcão e Varela, importante será secar o trio do meio-campo, pois a defesa no meu entender (tirando Álvaro Pereira) não está ao nível do resto da equipa. E bolas pelo ar para o meio, com Luisão e Jardel (+ Javi) são melhores do que figos...se estiver em Sapunaru, virá para a lateral cruzada e aí Maxi tem que a deixar sair pela lateral em mais de 80% das vezes. Se estiver em Álvaro Pereira, a receita é a mesma para Coentrão.
Confiança em JJesus, nos nossos jogadores e nos milhares de adeptos que estarão na Catedral para apoiar a equipa - os que tiverem para assobiar a equipa fiquem em casa para não me irritarem os ouvidos sff...agradecido :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário